Neste momento estamos lidando com muito estresse não apenas pela questão do coronavírus mas, também, pela adaptação a nova rotina de teletrabalho.

Manter-se produtivo em meio ao caos é desafiador. Muitas mudanças foram necessárias em um curto período de tempo, deixando pouca margem para adaptação. Nem todos possuem computadores profissionais, conexão estável de internet, ou mesmo espaços de trabalho adequados em suas residências. 

Aqui vão algumas dicas para melhorar sua rotina de trabalho remoto:

 

Monte seu espaço de trabalho 

Encontre um lugar iluminado e arejado em que você possa trabalhar com tranquilidade. Se tiver uma porta para manter fechada, melhor. Se  não for possível, crie algum sinal ou código para mostrar que, naquele momento, você “não  está em casa”. Pode ser uma roupa, um chapéu, ou algum outro objeto que, quando você estiver usando, significa que não quer ser incomodado. 

Encontre seu horário ideal

Às vezes é impraticável trabalhar em horário convencional dentro de casa. Os seus filhos ou cônjuge, ou mesmo animais de estimação podem não entender que você está trabalhando, e que precisa estar 100%  concentrado.
Mas uma das vantagens do Home Office é a possibilidade trabalhar de forma assíncrona. Ou seja, nem sempre é preciso que todos estejam conectados ao mesmo tempo para que o trabalho seja realizado. Se este for o seu caso, use esta vantagem a seu favor. Experimente trabalhar de madrugada, ou acorde umas duas horas mais cedo do que o pessoal da sua casa. Além de aproveitar o silêncio, você não vai precisar dividir a internet com ninguém. 

 

Faça pausas e cuide da saúde 

Manter o corpo e a mente saudáveis é fundamental para superar esta crise. 
Lembre-se de beber água e se alimentar corretamente. 
Evite ficar petiscando enquanto trabalha.
Faça pausas de 15 minutos a cada hora de trabalho. Aproveite para praticar alongamentos e meditação. 
Experimente os exercícios do vídeo a seguir.

 

Cuide da sua segurança digital

Os computadores corporativos contam com ferramentas de segurança, como antivírus, firewalls e profissionais especializados em cuidar da segurança da rede. Ao trabalhar em equipamentos domésticos, muitas vezes utilizando softwares desatualizados, você pode estar se expondo a ataques virtuais.

Para diminuir esses riscos:
1 – Instale um Anti-malware:

Malwarebytes  https://br.malwarebytes.com/mwb-download/thankyou/

2 – Instale um Antivírus:

AVG https://www.avg.com/pt-br/installation-files-prd-gsr-free
Bitdefender https://www.bitdefender.com.br/solutions/free.html
Kaspersky https://www.kaspersky.com.br/downloads/thank-you/free-antivirus-download

3 – Atualize seu Sistema Operacional

 

Mantenha a fé  e ajude os outros

O desafio que enfrentamos é enorme. Mas se agirmos de forma positiva, pensando no bem da comunidade, nos reergueremos  mais rapidamente e com um menor custo em vidas humanas e perdas financeiras.

Pense no que você pode fazer pelas outras pessoas. Doe comida, brinquedos, remédios, …

Faça o que estiver ao seu alcance para impulsionar a sua comunidade. Sairemos desta mais fortes e mais unidos.

As imagens que ilustram esta página são do artista Vincent van Gogh.