Se tem uma coisa boa pra te livrar de pelo menos metade dos problemas e aflições da vida, esta coisa é o Perdão.

Perdoar é tão bom que é estimulado por quase todas as religiões, filosofias e ciências humanas.

Perdoar é Libertar-se

Então Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: “Senhor, quantas vezes deverei perdoar a meu irmão quando ele pecar contra mim? Até sete vezes?” Jesus respondeu: “Eu digo a você: Não até sete, mas até setenta vezes sete.

Mateus 18 21 : 22

Apesar da sua importância, o perdão é pouquíssimo praticado ou mesmo incentivado pela maioria das pessoas.

Perdoar não significa Esquecer

O perdão também é confundido com o mero esquecimento. Perdoar não é esquecer. Perdoar é, antes de tudo, um autocuidado, ou seja, quem mais se beneficia do perdão é a pessoa que o pratica e não quem o recebe.

Quando você perdoa não está livrando a pessoa que te ofendeu de assumir responsabilidades e consequências dos atos que cometeu ou do dever de reparar os danos que causou.

Perdoar é livrar-se

Se alguém te atirar brasas em chamas é possível que algumas te acertem e te firam, mas com certeza as mãos de quem as atirou sofrerão ainda mais.

Quem atira brasas, fica com as mãos queimadas.

Cultivar o ódio ou o desejo de vingança dentro de si é como tomar doses de veneno desejando que o seu desafeto morra envenenado. Ou seja, não faz sentido.

Perdoar é abandonar os desejos e pensamentos de vingança. Ao invés de querer ferir quem te feriu, você volta a sua atenção para sua própria recuperação. Você passa a pensar: “O que eu preciso fazer por mim? Como posso me cuidar? Como recuperar minhas feridas? Como me tornar mais forte? Como evitar ser ferido novamente?”