Sabe quando a gente tá precisando de um espaço? Um minuto que seja para se reconectar consigo mesmo. Pra poder ouvir os próprios pensamentos. Ouvir o que a cabeça está querendo dizer de verdade.

Fazer a raiva parar de gritar e o peito parar de apertar toda vez que aquela pessoa ou aquela situação surge ou é discutida.

Você até já sabe que não deve se entregar às emoções, que para tomar decisões inteligentes você deve estar de cabeça fria. Mas aquela coisa irritante te incomoda tanto que você não controla o como o seu corpo reage.

Só de ouvir falar daquilo, ou só de ver ou falar com aquelas pessoas, você já sente seu corpo tremer, suas mãos suarem, sua boca ficar seca, ou sua cabeça doer. Ou então, depois que você desliga o telefone, percebe que a respiração está acelerada, seus olhos estão arregaladas e você sente sede de água e de vingança.

Então você percebe que precisa parar. Você t á p r e c i s a n d o de e s p a ç o p e s s o a l .

Espaço Pessoal

Mas como eu consigo esse espaço? – você se pergunta.

É simples. Quem dá ou toma o seu espaço pessoal é você.
Dizer “SIM” pros outros o tempo todo é uma maneira de reduzir seu espaço pessoal, ou seu domínio próprio, como dizem alguns.

Aprenda a dizer “SIM” quando for realmente importante e interessante pra você. Você não vai dizer mais apenas “SIM”, mas “CLARO QUE SIM, CARALHO!”, ou então é melhor dizer: “NÃO” ou “AGORA NÃO”, “NÃO TENHO INTERESSE”, “ISTO NÃO ME AGRADA”, “MELHOR NÃO”, …

Agindo assim, você consegue livrar-se de compromissos que apenas tomam seu tempo de vida e reduzem o seu domínio de si mesmo.

O ativo mais importante que possuímos é intangível. Nosso tempo é o que temos de mais precioso. Quando você deixa de desperdiçar seu tempo, consegue colher benefícios cada vez maiores.

Há pessoas que afirmam que tempo é dinheiro. Mas estão erradas: o seu tempo é ainda mais valioso que dinheiro. Aprenda a valorizá-lo e você vai juntar riquezas, prosperidade e saúde física e mental para você e para os que estão ao seu redor.