Memes são aquelas imagens, vídeos e frases que se espalham como fogo pela internet, e a gente acaba compartilhando com todo mundo que conhecemos. Eles são uma forma divertida de se comunicar, mas também podem ter um viés político ou social. É impressionante como um meme pode viralizar em questão de segundos e influenciar a nossa forma de pensar.

orange and yellow neon lights
Photo by Stacey Gabrielle Koenitz Rozells on Pexels.com

Segundo Richard Dawkins, o termo foi criado em seu livro “O Gene Egoísta”, de 1976, e se refere a uma unidade cultural que é transmitida de pessoa para pessoa, assim como os genes são transmitidos de geração para geração.

Mas não é só na internet que os hábitos se repetem, né? Quantas vezes já nos pegamos fazendo as mesmas coisas todos os dias, sem nem perceber? É aquela rotina que acaba moldando a nossa realidade e, muitas vezes, nos impede de mudar. Mas calma, não se desespere. Mudar de hábitos é possível, sim.

Além dos memes, as repetições de comportamentos também são bastante presentes em nosso cotidiano. Muitos hábitos se tornam tão automatizados que nem percebemos que estamos realizando-os. Esses comportamentos são construídos ao longo do tempo e acabam moldando a nossa realidade. É por isso que é tão difícil mudar hábitos, pois eles estão enraizados em nosso cérebro.

person holding cigarette stick
Photo by Vladyslav Dukhin on Pexels.com

As mudanças, porém, não são fáceis de serem realizadas. É necessário muita força de vontade e determinação para mudar nossos hábitos. Mas é possível. Uma das formas de mudar de vida é criando um Plano de Ação.

Pensa comigo: se você quer ter uma alimentação mais saudável, por exemplo, não precisa cortar todos os alimentos que ama de uma vez só. Pode ser mais fácil começar incluindo uma fruta no café da manhã ou trocando um lanche gorduroso por um sanduíche natural. Com o tempo, você vai se acostumando e pode ir incorporando novos hábitos saudáveis na sua rotina.

Além disso, é importante lembrar que as mudanças não acontecem da noite para o dia. É preciso ter paciência e perseverança para atingir seus objetivos. O importante é não desistir e continuar buscando a mudança que você quer em sua vida.

white and green pavement illustration
Photo by NEOSiAM 2021 on Pexels.com

E quando a mudança de hábitos é mais complexa, tipo parar de fumar, por exemplo? Aí, é importante criar um plano de ação! Identifique as situações em que você costuma fumar e busque alternativas para esses momentos. Se você costuma fumar após as refeições, por exemplo, tente escovar os dentes ou tomar um chá de menta. E lembre-se: toda vez que você resistir à tentação de fumar, está dando um passo importante para a mudança de hábitos.

Sabe aquele ditado que diz que “a prática leva à perfeição”? Pois é, ele se aplica perfeitamente quando o assunto é mudança de hábitos. É preciso praticar e insistir, porque os resultados não aparecem da noite para o dia. Mas calma, não precisa se assustar, porque mudar um hábito pode ser mais fácil do que você imagina.

Outra forma de mudar de vida é criando novos hábitos que substituam os antigos. Se você quer ser mais produtivo no trabalho, pode criar o hábito de fazer uma lista de tarefas diárias e priorizá-las. Se você quer ter uma vida mais saudável, pode criar o hábito de praticar exercícios regularmente e de comer alimentos saudáveis.

No entanto, é importante lembrar que nossos hábitos são moldados pelo ambiente em que vivemos. Por isso, é fundamental questionar a nossa realidade e mudar aquilo que não está funcionando bem. Por exemplo, se você quer ter uma vida mais saudável, é preciso mudar seus hábitos alimentares e de exercícios. Se você quer ser mais produtivo no trabalho, é preciso mudar sua rotina e seus hábitos de procrastinação.

Memes, Repetições, Hábitos e Mudanças: Como a Internet Influencia a Nossa Forma de Comunicação e Comportamento

É isso aí. Espero ter ajudado você a entender como a internet influencia nossos hábitos e como é possível mudar para ter uma vida mais saudável e feliz. Não desista, apesar das dificuldades, mudanças são possíveis e, muitas vezes, necessárias para a nossa evolução pessoal. Até a próxima!

Bruno Calheira
Memes de internet, como surgiram e como influenciam nosso comportamento.