A nuvem computacional é uma forma de armazenamento e processamento de dados que utiliza a internet. É como se fosse uma sala enorme, cheia de armários onde podemos guardar nossas informações, mas em vez de guardar fichas em gavetas, guardamos arquivos digitais em servidores remotos.

Antigamente, as empresas precisavam de muitos armários e fichas para armazenar todos os dados, o que ocupava muito espaço e era difícil de organizar. Agora, com a nuvem computacional, podemos guardar todos os dados em servidores remotos que ficam em outras empresas. Isso significa que não precisamos mais investir em armários e fichas, e podemos acessar as informações de qualquer lugar do mundo, desde que tenhamos uma conexão com a internet.

A nuvem é uma forma de acessar serviços de computação sob demanda, como aplicativos, armazenamento de dados, redes e poder de processamento. Não importa onde os serviços estejam fisicamente localizados ou que tipo de hardware ou sistema operacional seja utilizado. Você pode acessar esses serviços pela internet e pagar somente pelo que usar. Esse conceito existe há 60 anos, mas se tornou o esquema de computação dominante hoje em dia. A nuvem é ótima para fazer backup de fotos de smartphones, acessar e-mails, executar aplicativos para empresas e fazer streaming de vídeos para empresas como a Netflix.